Tuesday, March 31, 2009

The reader...

Já viram o filme? Com a Maria a precisar de atenção durante o dia e eu cheia de sono à noite, já há algum tempo que não via um bom filme sem interrupeções! Na sexta-feira passada, resolvemos começar a ver o filme bem cedo e lá conseguimos ver o filme. Muito giro, não há dúvida que a Kate Winslet mereceu o óscar!

Monday, March 30, 2009

Mais um Hanami...

Começou mais uma época de Hanami, florescer das cerejeiras! Assim, este Domingo fomos até ao parque Yoyogi e como não podia deixar de ser, o parque estava cheio de japoneses e estrangeiros sentados em cima de um binirushitu (vinyl sheet) a fazer um belo picnic com muita cerveja à mistura! Como sempre estava frio e por isso não ficámos muito tempo, até porque já é o 3º ano que assistimos, mas é sempre giro, especialmente porque se vê os japoneses em delírio, a dançarem, rirem e a perdem a timidez natural! O Hanami não dura mais do que 2 semanas, e há autenticos fanáticos... há pessoas que percorrem o país atrás do hanami e à medida que se aproxima a altura começam a haver previsões para o início da época!

A verdade é que as flores são lindas... ora vejam!

Friday, March 27, 2009

Vacinas...

Desde que a Maria nasceu que tem sido uma preocupação as vacinas. É que o programa de vacinação Português é muito diferente do Japonês, como o Português é mais exigente resolvemos segui-lo. As primeiras vacinas foram dadas em Portugal na altura do Natal, mas agora tivemos que fazer algumas aqui em Tóquio... e que confusão, é que umas vacinas são gratuitas quando dadas pelas instituições públicas, outras não! Enfim, lá acabei por ir a uma clínica privada para resolver o problema, e assim esta 3f agarrei na Maria e lá fomos...
Como é natural custa-me imenso ir com a Maria levar vacinas... é uma tristeza vê-la toda contente a sorrir enquanto a dispo e deito em cima da maca e parece-me mais do que natural que estando ela toda bem disposta fique muito zangada por lhe picarem a perna! Mas desta vez a coisa até nem correu mal... o médico sugeriu-me que lhe desse uma coisa doce e eu agarrei no Aero OM, deitei umas gotas na chucha e ela chorou quando levou a picadela, mas depois ficou rapidamente bem disposta! Que alívio :-) agora já sei, o truque!

Monday, March 23, 2009

Costco

Fazer compras de supermercado no Japão é uma aventura, pelo menos nos supermercados "normais", e acontece várias vezes não encontrarmos as coisas que gostamos ou então os tamanhos serem muito diferentes dos nossos, mas há um sitio onde a maioria dos estrangeiros vai quando quer fazer muitas compras que é bem diferente: o Costco. O Costco é uma cadeia de supermercados americanos direccionada a retalhistas (mas também vende a consumidores finais), ficam normalmente fora das cidades e são um regalo para nós habituados a comprar quantidades grandes! Assim, aqui há uns 15 dias, alugámos um carro e lá fomos os 3 às compras! O Costco estava cheissimo, mas valeu a pena, enchemos o carro até já não caber nem mais um pacote de farinha e pelo caminho ainda parámos no Babies r'us e viemos literalmente sentados em cima dos pacotes de fraldas para a Maria, mas pelo menos agora ficamos com a despensa cheia e não temos que ir às compras de 3 em 3 dias...

Thursday, March 19, 2009

Tempo...

Já devia estar habituada (afinal já são 2 anos e meio a viver no Japão...) a que o tempo muda radicalmente, mas hoje fui mesmo apanhada desprevenida. Se bem se recordam ainda há 3 semanas atrás estava a NEVAR, e apesar de durante as últimas semanas não ter feito tanto frio, eu saí sempre de camisola de gola alta e casaco e estive sempre bastante confortável..., assim como é obvio hoje não me passava pela cabeça que estivessem 21 graus na rua e por isso lá fui eu toda agasalhada! Estive então a ver as previsões para os próximos dias e amanhã as temperaturas já descem outra vez para os 15 graus! Ora, por favor decidam-se, agora este vai e volta de frio e calor é que não pode ser!

Tuesday, March 17, 2009

Novos cabeleireiros em Tóquio

O Luís já andava a falar há algum tempo de cortar o cabelo e experimentar um novo cabeleireiro que fica no caminho entre a nossa casa e o escritório dele, assim, há 15 dias depois de termos tentado alugar um carro Sábado e ser impossível (parece que é preciso reservar sempre com antecedência senão os carros esgotam!!), lá fomos experimentar o "Jiku, conviniente cut room" onde o corte de cabelo custa a módica quantia de 1100 yens, qualquer coisa como 8 euros.

As grandes diferenças deste para o cabeleireiro normal são:
- Não lavam a cabeça, molham simplesmente!
- Paga-se numa máquina que além de receber o dinheiro informa quanto tempo de espera vamos ter!
A verdade é que correu lindamente, e ora vejam as fotos!



Tuesday, March 10, 2009

Por falar em casamento...

Aqui há uns tempos o Luis foi ao casamento de um dos seus subordinados. Ora no seu papel de chefe teve que fazer um discurso! Ora vejam as fotos...



Friday, March 6, 2009

Carta de Condução japonesa!

Esta semana decidi tirar a carta de condução no Japão! A verdade é que não temos carro e até há bem pouco tempo não tinhamos sentido a necessidade dele. É que os transportes públicos são óptimos e muitas vezes bem mais eficientes do que o carro, mas recentemente tivemos vontade de alugar um carro para ir fazer compras de supermercado ou simplesmente para levar a Maria a passear. Como já cá estamos no Japão há mais de um ano a nossa carta de condução portuguesa ou mesmo a carta de condução internacional não servem. Para resolver o problema é preciso ir pedir a carta de condução japonesa, assim esta semana meti na cabeça que havia de conseguir resolver o problema e depois de uns quantos telefonemas para saber o que é preciso, ontem agarrei na Maria e lá fomos!

Primeiro ao JAF (Japan Automotive Federation), o ACP cá do sítio, pedir a tradução da carta portuguesa. Demorei quase 1 hora a chegar lá... descobri que andar de comboio e metro, sem conhecer as estações e com um carrinho de bebé é um caos... sempre à procura dos elevadores! Mas pronto, quando cheguei demoraram cerca de 30 minutos a entregar-me o papel, por isso fiquei bastante contente... a Maria dormiu o tempo todo!
Depois fui ao centro de condução para pedir a carta propriamente dita e aí tive que passar pelo seguinte processo: 1- verificação de documentos, tinha tudo, excepto um documento que provasse que eu estive em Portugal mais de 2 anos a conduzir, para isso tinha que apresentar o diploma da faculdade, recibo da luz de à 4 anos a trás... enfim, eu disse que não tinha, mas que queria resolver tudo na hora, não queria voltar lá, assim a minha carta ficou marcada como principiante, tudo bem... tenho que ter cuidado e não ser apanhada a fazer nenhuma infracção ...
2- Depois fizeram-me um exame aos olhos, que consistia em ver uns C's tinha que dizer para que lado é que o C está virado e depois mostraram-me as cores encarnado, amarelo e verde, ou melhor azul... lembram-se de vos ter contado que os japoneses chamam azul ao verde dos semáforos?
3- Depois paguei.
4- Depois estive à espera que preparassem mais documentação
5- Por fim tiraram-me uma fotografia... fiquei um bocado espantada, porque pediram-me que levasse uma foto e colocaram-na logo no processo, mas depois tiraram-me uma foto que aparece na carta de condução... pergunto-me porque não usam a foto da carta para o processo?
6- E após 1 hora de espera lá recebi a minha carta de condução!
Fiquei toda contente, nunca pensei conseguir tudo num dia... fiquei a pensar que já podia ter feito isto há muito mais tempo!!

Monday, March 2, 2009

Casamento japonês!

Este Sábado fomos ao casamento de um colega do Luís aqui em Tóquio. Ao contrário do que acontece em Portugal, os convidados não são convidados para todo o casamento... assim nós fomos convidados para a festa com as pessoas do trabalho que começava às 13h30 e estava previsto terminar às 15h30, no QED (http://www.qed.co.jp/), um dos clubes privados de Tóquio mais conceituados!
A festa consistiu numa pequena cerimónia no jardim (com um frio de rachar!!!), o casamento propriamente dito já tinha sido de manhã, foi tudo em japonês por isso não consigo explicar bem o que se passou, mas foi giro! Os noivos entraram juntos e a noiva apareceu vestida à ocidental, com um vestido branco cai-cai e um véu curto, cada um disse umas palavras e toda a gente bateu palmas. No fim distribuiram pétalas de rosas aos convidados e enquanto os noivos percorriam o corredor central entre os bancos os as pessoas estavam sentadas, os convidados atiraram as pétalas... foi assim tipo a versão japonesa da saída da igreja! Depois disto, fomos para dentro, as mesas rectângulares estavam distribuídas em dois corredores que terminavam com a mesa dos noivos, uma mesa pequena redonda onde só se sentaram os dois. Como manda a tradição japonesa as mesas mais importantes são as dos chefes no trabalho dos noivos, assim nós ficámos mesmo ao lado dos noivos e pudemos ver tudo! Depois de sentados e ao longo da refeição foram sendo feitos vários discursos primeiro o ex-chefe do noivo, depois o chefe da noiva, depois o actual chefe do noivo. Tudo com um ar muito solene e nós os dois a rezarmos para a Maria não desatar a chorar!! Depois do almoço fomos outra vez para o jardim degustar a mesa de sobremesas e queijos e partir o bolo da noiva. A festa terminou com uma fotografia de grupo e estranhamente terminou com 1 hora de atraso!

Parece incrível, mas esqueci-me da minha máquina fotográfica em casa, assim vou ter que esperar que me enviem fotos poder publicá-las! 

Google