Friday, August 29, 2008

O Sexo e a Cidade...

Esta 4f fizemos um programa só de meninas e fomos ver o filme "O Sexo e a Cidade".
Para além do próprio filme ser típico de mulheres, 4f é dia de preço especial para mulheres... ou seja, em todo o cinema não se via um único homem!
O filme foi muito muito divertido e acho que uma óptima forma de terminar a serie de televisão.
Para quem ainda não viu aqui fica o trailer...

Wednesday, August 27, 2008

No minino falta de cavalheirismo...

Acham normal eu entrar no comboio grávida com uma barriga que já se vê ao longe, dirigir-me para os lugares reservados a grávidas (que estão todos ocupados por homens) e nenhum se levantar? Mais ainda, eu pedir o lugar e olharem para mim com um ar espantado como se estivesse a pedir para eles despirem a camisola? Depois, um dos homens levantar-se, olhar para mim com um ar irritado e fugir dali como se eu o tivesse insultado? Irrita-me esta falta de noção e de cavalheirismo dos japoneses...
Infelizmente, acontece-me isto todos os dias!

Tuesday, August 26, 2008

Noite em Toquio

Chove desde sexta-feira passada... ou seja, não fomos ate Shimoda, mas tivemos um fim de semana muito giro. No Sábado fomos jantar a um restaurante brasileiro em Shibuya, o Tucanos, e depois fomos ate Roppongi ao Lime. Eu já não saia a noite há muito muitos meses! Aqui ficam umas fotos...

Thursday, August 21, 2008

Harajuku Hop

Apanhei neste website (onde se quiserermos podemos criar o nosso passo de danca...) uma danca das miudas de Harajuku...

Wednesday, August 20, 2008

Fotos de Shimoda

Como prometido aqui ficam algumas fotos de Shimoda... Este fim de semana o mar estava bem mais agitado do que no anterior, o que originou que os nadadores-salvadores estivessem ainda mais activos do que normalmente, e que nos impedissem de tomar banho com a agua acima da anca... ou seja tivemos que ficar sempre na zona da rebentacao das ondas... um caos! De qualquer forma aqui ficam umas fotos, para terem uma ideia do que e uma praia no Japao...

Dentro de agua, no espaco reservado a nadar, vestidos e com boias...

Este senhor for para dentro de agua de cuecas, calcoes de banho por cima e cinto!

Camisolas e calcoes de proteccao!

Tendas, cadeiras... tudo o que e necessario para passar um dia na praia...

A salva-vidas a sair da agua... esgotada!
Se quiserem ver mais fotos, o Nuno tem uma boa seleccao.

Tuesday, August 19, 2008

Em tempo de jogos olimpicos...

Temos acompanhado, dentro do possível, os jogos olímpicos aqui no Japão... através da Internet onde vamos sabendo todos os resultados, e na TV... o problema da televisão e que o canal que esta a fazer a cobertura dos jogos olímpicos, a NHK, sendo um canal japonês só transmite as provas em que participam japoneses... uma vergonha! Ainda por cima, passam o tempo todo a filmar os japoneses, sem se importarem com quem e que ganha a prova! Enfim, nos la nos vamos informando de outra forma e de facto os vídeos no youtube ajudam a complementar a informação que vamos lendo.
Parabéns a nossa Vanessa Fernandes pela prova de triatlo... alguém por favor coloque o resumo da prova no youtube, a única coisa que conseguimos ver ate agora foram as imagens das noticias!

Enfim... nas minhas andanças pelo youtube apanhei este teledisco bem antigo... vejam a nossa Rosa Mota no fim!

Monday, August 18, 2008

Umeboshi

Hoje deram-me a provar, aqui no escritorio, um umeboshi, uma especie de fruta (entre a ameixa e o pessego) preservada em pickle e com muito sal. Segundo me explicaram, faz muito bem a saude, e o que se da as criancas quando estao constipadas ou engripadas.
Digo-vos uma coisa, pode fazer muito bem... mas foi com muita dificuldade e a ajuda de muita agua, que o consegui engolir.

Thursday, August 14, 2008

Tolerancia ao contacto fisico

Este fim de semana, estavamos 3 portugueses a nadar em shimoda e a observar como e diferente a nossa tolerancia em relacao ao contacto fisico ou a partilha do nosso espaco e a dos japoneses.
Na nossa cultura e comum o cumprimento por beijinhos, apertos de mao e abracos, ate com pessoas que acabamos de conhecer ou conhecemos mal, para os japoneses este tipo de contacto fisico e inexistente, nem sequer entre amigos, marido/mulher, pais/filhos, as pessoas se cumprimentam com contacto fisico e normalmente mantem 1 metro de distancia entre as duas pessoas. Nao me esqueco de quando estive em Barcelona com uma colega do escritorio e encontrei um amigo, eu apresentei-o a minha colega e ele pespegou-lhe 2 beijinhos na cara, ela abriu os olhos e ficou encarnada como sei la... mais tarde perguntei-lhe se estava tudo bem e ela respondeu-me que sim, mas que nunca lhe tinha acontecido uma coisa destas e achava horrivel!
Enfim, por outro lado, quando se trata de partilha de espaco publico, os japoneses nao se importam de entrar num elevador atulhado e seguirem como se fossem sardinhas em lata, em vez de esperar pelo proximo, ou de estar no mar de uma praia rodeados de pessoas por todos os lados, permanentemente a serem empurrados por uma boia, ou um par de barbatanas na maior confusao... Ja nos preferimos esperar pelo proximo elevador (ou ir de escadas) e dentro de agua na praia falamos a uma distancia de pelo menos 1 metro uns dos outros! Estranho, nao e?
Os japoneses, porque sao muitos e estao habituados a partilhar espacos pequenos como sejam o comboio, as ruas e ate as suas casas, que sao em media bem mais pequenas que as nossas, tem uma tolerancia a invasao de espaco completamente diferente e esse contacto fisico nao os incomoda.... ja os beijinhos....

Tuesday, August 12, 2008

O quarto da Maria!

Pusemos mãos a obra e resolvemos tratar já da decoração do quarto da Maria! A nossa casa tem dois quartos, que já estavam decorados, assim, tivemos que fazer algumas adaptações ao quarto de hospedes para mantermos a cama de casal para os amigos e ao mesmo tempo colocarmos a cama/berço da Maria e alguma decoração mais infantil... foi este o resultado...

Monday, August 11, 2008

Mais um fim de semana em Shimoda!

Fomos passar novamente o fim de semana a Shimoda e, como a época balnear já esta em pleno funcionamento, mais uma vez podemos observar o comportamento particular dos japoneses na praia.
A área destinada a nadar esta perfeitamente delimitada na praia, assim sendo, sempre que alguém se aventura a nadar meio-metro que seja ao lado vem imediatamente um banheiro pedir para sairmos dali! O numero de banheiros a tomar conta da praia e mais ou menos o equivalente a todos os banheiros do Algarve concentrados numa única praia :). De facto, os japoneses são perfeccionistas e a existência de regras é fulcral para eles, para além disso já sabemos que o nível de serviço no Japão é muito superior ao de Portugal e assim sendo, não é de admirar que na praia existam regras e que uma vez que os banheiros estão ali para prestar um serviço, não admira que o façam de forma dedicada... ou seja numa praia japonesa não há espaço para avisos ou conselhos, tudo é levado a sério uma vez que se trata de uma questão de segurança... para nos portugueses, habituados a tomar banho como queremos e a sermos responsáveis pelos nossos actos é difícil aceitar tanta regra... especialmente quando o mar esta calmo como um lago!
A parte isso, um comportamento engraçado é o das mulheres japonesas, a maioria quando vai a praia parece que vai para uma festa de tal forma a maquilhagem é elaborada, e assim claro que não molham a cabeça dentro de água (normalmente andam de cabelo apanhado). É também comum andarem vestidas dentro de água... ou seja, calções ou saias tipo surf e t-shirts, o bikini ou fato de banho vai por baixo disto tudo! Bikini brasileiro é coisa que não se vê, a não ser nas estrangeiras!
Tipicamente, tanto nas mulheres como nos homens toda a gente anda de bóia. O casal típico é a mulher dentro da bóia com o homem a empurrar... Sim, bóias de praia, gigantes de todas as cores e feitios! Agora juntem ao cenário da praia cheia de bóias, os típicos gritinhos sempre que vem uma onda um bocadinho mais alta e já podem imaginar a confusão dentro de água!

Wednesday, August 6, 2008

Japonês a encolher a barriga!

Enviaram-me isto por e-mail (obrigada Paula!)... impressionante as coisas de que os japoneses se lembram :)

Tuesday, August 5, 2008

Trovoadas...

O tempo em Tóquio tem estado estranhíssimo, parece que estamos num país tropical. Ora está um calor insuportável e húmido, daqueles que nos obriga a andar de ar condicionado em ar condicionado e nos põe a suar assim que pomos um pé na rua, ou então desata a chover e a trovejar como se o mundo fosse acabar!
Foi assim na semana passada, num dia em que fomos assistir a um jogo de futebol sub-21 Japão-Argentina, tivemos que nos vir embora no início da segunda parte... como chovia tanto, não conseguimos apanhar um taxi e ensopados até à medula acabamos por jantar num restaurante enquanto esperávamos que o temporal passasse!
Hoje repetiram-se as trovoadas e as quedas de água fortíssimas... pelo menos depois de chover o ar fica mais leve e respirável!

Google