Friday, March 28, 2008

Saber as horas!

Hoje, estava na aula de japones, e o meu professor (ja nao me lembro a proposito de que) falou-me de um servico que ele costuma usar muito para saber as horas. Assim, quando quer ter a certeza das horas, por exemplo para acertar um relogio que parou ou simplesmente para ter a certeza que o seu relogio esta certo, liga para um numero e dizem-lhe as horas, minutos e ate os segundos.
Nao faco ideia se existe este servico em Portugal numa das operadoras moveis, no meio dos muitos servicos e bem capaz de existir! Mas acho que e um servico que expressa bem a cultura japonesa da pontualidade. Eu, quando quero acertar um relogio vejo as horas nos outros relogios que tenho em casa... e se tenho varios relogios com horas diferentes faco uma media... nunca senti a necessidade de saber as horas com tal precisao que me desse ao trabalho de telefonar para um numero para ter a certeza. Se o relogio estiver 1 ou 2 minutos ou ate mesmo 5 minutos atrasado e por isso eu chegar atrasada a algum lado nao ha problema... No Japao nao e bem assim, e por causa disso ja tive que fazer varias alteracoes na minha vida diaria, por exemplo, se preciso de apanhar um determinado comboio para chegar a horas a um sitio, esforco-me sempre por apanhar o comboio anterior, so para garantir que nao vou perder o seguinte!

Wednesday, March 26, 2008

Cabeleireiro...

Pela primeira vez, ao fim de 1 ano e meio, fui ao cabeleireiro cortar o cabelo aqui em Toquio. Ate agora, aproveitava para ir ao cabeleireiro quando ia a Portugal, mas as duas ultimas vezes que fui como so fiquei 3 dias, achei que seria uma perda de tempo... assim, e depois de muito tempo a ganhar coragem para enfrentar a tesoura de um cabeleireiro japones, perguntei a uma amiga que me aconselhou, telefonei a marcar (a pessoa falava um ingles assim-assim, mas eu la consegui marcar para a Onda-san) e no Sabado passado la fui eu... e foi assim...
Primeiro sentaram-me numa mesa a preencher a ficha de cliente, depois trouxeram-me uma especie de uma bata e indicaram-me um vestiario onde poderia trocar de roupa, achei fantastico, porque assim evitei ficar cheia de cabelos na camisola como fico sempre!
Depois sentaram-me em frente a um espelho enorme e veio a Onda-san perguntar-me como queria o cabelo... obviamente que o termo "escadeado" foi de uma dificuldade enorme... la tentei explicar com gestos e pensei para mim, nao ha-de ser nada, o cabelo cresce depressa!
Depois passamos a lavagem da cabeca. A rapariga senta-me numa cadeira, puxa um botao e a cadeira reclina-se ate chegar a posicao horizontal. A lavagem foi boa, com direito a uma pequena massagem... mas para mim ficou muito muito a tras do Soma Space onde costumo ir em Lisboa!
De seguida, passo a zona de cortar o cabelo onde me ofereceram uma bebida gratis... e comecou a sessao de corte que foi rapidissima. Em 20 minutos ja tinha o cabelo cortado... uma surpresa para mim que nunca demoro menos de 1 hora, eu la fui tentanto ajustar o corte de cabelo, mas confesso que achei que ia sair de la parecida com um cogumelo...
Depois, para minha surpresa levaram-me outra vez a lavar cabeca!
De seguida, passo novamente a zona de corte e ai, deram-me mais uma massagem...foi bom, mas mais uma vez a do Soma Space e muito muito melhor!
Depois secaram-me o cabelo e esticaram e foi ai e que eu tive a certeza de ter ficado com cara de cogumelo!! Pergutaram-me se queria ajustar o corte, eu disse que sim... la veio a Onda-san outra vez e nem precisei de dizer nada, ela agarrou na tesoura e tirou-me o dobro do cabelo que ja tinha cortado!!
No fim fiquei toda satisfeita! Sai de la ao fim de 1h30 com menos 1 kilo em cima e toda contente.

Monday, March 24, 2008

As 10 coisas que mais gosto no Japao...

Não necessariamente por esta ordem, aqui ficam as 10 coisas que mais gosto do Japão!

1 - Sair de casa com a mala aberta, a carteira a vista e não ter que me preocupar porque ninguém me vai roubar de certeza.
2 - A minha bicicleta e poder usa-la para fazer o trajecto casa-trabalho-casa.
3 - O sushi.
4 - Os parques, e em particular o parque Yoyogi e o facto de poder ir de bicicleta ou a pe ate la.
5 - A Primavera e o Outono, pelas temperaturas e pela beleza das cores.
6 - Os templos e as casas tradicionais japonesas.
7 - A fruta ser tão doce!
8 - A qualidade do serviço, nas pequenas coisas como seja a simpatia no atendimento.
9 - A velocidade da Internet!
10 - Estar sempre a aprender...

Friday, March 21, 2008

Histórias do Japão, tem uma nova cara!

Já que ficámos por cá e que choveu o feriado inteiro, resolvemos dar uma nova imagem ao Histórias do Japão... Espero que gostem :)

Thursday, March 20, 2008

Fim de semana estragado...

O nosso fim de semana em Pequim foi curto... infelizmente não foi mais longe do que o Aeroporto de Narita em Tóquio! Tivemos um problema com as milhas... aparentemente não comprámos o número de milha que nos faltavam para os bilhetes apesar de termos dado os dados do cartão de crédito... enfim, um stress é melhor nem falar mais.... mas quando viajarem com a British Airways, aconselho a lerem a informação toda que vos enviam, mesmo as letras pequeninas!
Em vez disso passamos o feriado aqui em Tóquio a chover... e amanhã vamos trabalhar... sem comentários...

Wednesday, March 19, 2008

A caminho de Pequim...

Ainda ha tempo para vos desejar uma Boa Pascoa!
Este ano temos sorte e esta 5f (dia da Primavera) e feriado aqui no Japao... assim, seguindo o lema "ha que aproveitar o tempo!" fizemos as malas e vamos passar estes 4 dias a Pequim...

Entretanto fiquem com esta musica...linda!

Monday, March 17, 2008

Oculos!

Aqui há um tempo o Luís partiu os óculos e por isso hoje lá resolvemos ir ate um oculista comprar uma armação nova para as lentes dele. Como sempre os empregados da loja foram muito atenciosos e os óculos ficam prontos em 24 horas.
Mas o mais giro foi o que encontramos a porta da loja... Uma banca montada com um kit para limpeza de óculos! Um recipiente com água e com um produto para limpar, e lenços para retirar a água!


Entretanto estive a reparar e parece que e comum encontrar isto em frente dos oculistas, e uma forma das marcas promoverem os seus produtos.

Friday, March 14, 2008

White Day

Ja aqui contei ha um tempo atras que no dia dos namorados as japonesas oferecem chocolates aos homens... ora um mes depois, no White Day os homens retribuem oferecendo presentes as mulheres e parece que a tradicao diz que os presentes que os homens oferecem devem ser mais caros (2 a 3 vezes) do que o presente recebido...
Assim, hoje la fui recebendo uma serie de presentinhos dos colegas do escritorio, duas caixinhas de chocolates, dois mini bolos e houve dois colegas que cozinharam o seu proprio bolo! Sendo que no Japao se da mais importancia ao embrulho que ao conteudo vejam o que e preciso desembrulhar para chegar aos chocolates... nao sei se foram caros ou nao, mas de facto parecem!

Thursday, March 13, 2008

Reuniao fora do escritorio...

Quando cheguei da ultima viagem em trabalho a Barcelona, logo no dia seguinte tive a primeira reunião fora do escritório, com uma empresa bastante importante.
Antes de mais é preciso dizer que eu não sabia que íamos ter essa reunião, e que espírito da empresa é muito relaxado e normalmente anda toda gente vestida de ténis e calcas de ganga... Assim, foi com algum espanto que quando cheguei ao escritório vi as pessoas da minha equipa vestidas a rigor, tudo com os melhores fatos e gravatas! Por a caso eu até não estava mal vestida... umas calcas de fazenda e uma blusa... Enfim, lá reclamei por não me terem avisado mas tudo bem. Agora vejam os diálogos com os meus colegas:
Eu: A que horas é a reunião?
Japa: A reunião era as 14h, e por isso não temos tempo para almoçar...
Eu, mas a reunião é fora de Tóquio?
Japa: não, a reunião fica num sitio a 20 minutos daqui do escritório de comboio, por isso temos que sair as 13h.
Bem, pensei eu... ficarmos 40 minutos a porta de um escritório a fazer tempo parece-me um pouco de mais, mas não vale a pena dizer nada... e assim aconteceu as 13h20 lá estávamos nós a fazer tempo...enfim...

5 minutos antes da hora:
Japas: Bem, esta na hora já podemos subir, está tudo pronto?
Japas: Tudo!
E todos ao mesmo tempo tiram os sobretudos e ficam de fato... olham para mim e dizem:
Japas: Tens que tirar o casaco...
Eu: Mas eu não tenho fato, não vou subir so de blusa com este frio, fica ridículo...
Japas:.................. ohhhhhhhhh, this is the japanese way!! Vais tirar o casaco quando lá estiveres dentro? Vamos perder tempo e vai ficar toda a gente a olhar para ti!
Desta vez não me conformei, entrei de casaco vestido e obviamente não fiz granel nenhum a tirá-lo, além disso dado que éramos 6 pessoas para uma reunião a qual bastava terem ido 2 pessoas, e assim claro que ninguém ficou a olhar para mim!

Wednesday, March 12, 2008

Jantar de Equipa!

Ontem fui jantar fora com a minha equipa aqui na empresa! O jantar foi giro, fomos a um restaurante tipico japones onde comemos sashimi, salada de alface com um molho de soja, um peixe que nao sei descrever, yakiniku (carne grelhada com vegetais) e sobremesa! O restaurante tem ha entrada exposto um fato de samurai muito giro! Ora vejam as fotos.

Tuesday, March 11, 2008

Almoço de Portugueses

Este fim de semana foi mesmo muito animado... Sábado ski... Domingo almoço com os portugueses em Tóquio!
Ao todo éramos 12 pessoas (10 portugueses, 1 espanhol casado com 1 portuguesa e 1 russa casada com um português) e fomos a um restaurante Francês com uns toques de Português em Shirokanedai, o Lecailler. A organização do evento foi do G. e parece que a ultima hora apareceram mais alguns portugueses, que se queriam juntar, mas já não foi possível reservar mais espaço no restaurante! De facto o numero de Portugueses no Japão e muito reduzido... para terem uma noção, estão cerca de 200 registados na embaixada, mas desses mais de metade sao portugueses de Macau (ou seja chineses com passaporte português)...
O almoço foi muito divertido, ficamos a conhecer novas pessoas, trocamos experiências e recordamos o nosso pais!

Monday, March 10, 2008

Gala Yuzawa

Depois de dois fins de semana sem fazer nada de especial, este Sábado, decidimos passar o dia na neve a esquiar! Assim, acordamos as 5h50 da manha (um verdadeiro martírio... que quase nos levou a desistir!) apanhamos o shinkansen (comboio-bala) as 7h20 em Tóquio Station e as 9h estávamos a chegar a Gala! O sitio é extremamente conveniente (em japonês...benri benri ne!) porque os Ovos de acesso as pistas saiem mesmo da estação de comboio, e na estação há de tudo... lojas para aluguer de equipamento, cacifos, casas de banho e vestiários. Assim, as 10h já estávamos a esquiar!
A estância é pequena e tinha muita gente, mas foi bastante melhor do que esperávamos! As filas nas cadeiras eram rápidas e as pistas suficientemente grandes para não andarmos sempre a tropeçar nas outras pessoas. Além disso tivemos sorte com a qualidade da neve (3 metros!) e com o tempo, de manhã ainda nevou um bocadinho mas depois do almoço parou de nevar e o sol foi espreitando de vez em quando...
As 5h quando deixamos as pistas estávamos de rastos de cansaço (mas contentes!) e assim dormimos a viagem toda!

Wednesday, March 5, 2008

Azul vs Verde

Os japoneses têm uma grande dificuldade em distinguir o Azul (aoi) do Verde (midori)... não porque sejam daltónicos, mas apenas porque a palavra verde só apareceu no vocabulário japonês no séc. XII e porque só depois da segunda guerra mundial é que foi introduzida nos livros de estudo... ainda hoje existem pessoas que consideram o verde um tom de azul!
Isto é bastante curioso... e em termos práticos um pouco estranho... principalmente porque a cor azul continua a ser utilizada genericamente por toda gente em determinadas situações, por exemplo, as maças verdes são azuis para os japoneses, o mesmo acontece com alguns vegetais e... para mim esta é a melhor... imaginem estar parados no sinal de trânsito, este passar a verde e a vossa volta as pessoas exclamam "ah, podemos avançar, esta azul!"

Tuesday, March 4, 2008

Hinamatsuri

Ontem foi o dia das bonecas no Japão, mais conhecido como dia das miúdas! Neste dia os pais das japonesas pedem que as suas filhas casem e já agora que facam um bom casamento! Para isso constroem uma espécie de um altar com varios andares coberto por um tecido vermelho e expõem uma colecção de bonecos. Podem ser so dois (o imperador e a imperatriz) ou ser dezenas representando outras pessoas da família, amigos, serviçais ao imperador. Os bonecos não representam especificamente esta aquela ou aquela pessoa, mas genericamente falando.
Os bonecos podem ser de varios materiais e assim serem baratos ou muito caros, o numero de bonecos expostos também depende da riqueza da familia.
Aqui ficam duas fotos de exemplo...

Atenção, este costume prolonga-se ate que a filha case!

Monday, March 3, 2008

5 Kg de Arroz

Já não me recordo se já mencionei aqui que os tamanhos das embalagens no Japão são muito diferentes dos existentes em Portugal! É que por aqui é tudo em tamanho pequeno... por exemplo o tamanho normal dos iogurtes é o mesmo de um danoninho em Portugal, os cereais de pequeno almoço vêm em embalagens de 125 gr, em vez das 500 gr em que são vendidos em Portugal (ou seja dá para 1 semana...), uma tablete de chocolate de cozinha tem 50 gr em vez de 100 ou 125 gr e podem comprar-se ovos em embalagens de 4. A única coisa que neste país se vende em embalagens grandes é o arroz! No nosso supermercado só há uma marca que vende pacotes de 2 Kg, as outras vendem aos 5 ou 10 kg! Inacreditável como é que se carregam 10 kg de arroz... acho que lá em casa durava o ano inteiro! Aqui há um tempo resolvemos ser mais japoneses e comprámos uma embalagem de 5 kg... vamos ver até quando dura!

Google