Friday, February 29, 2008

Lady's Set

Durante o período de almoço é comum os restaurantes terem menus com preços mais económicos do que ao jantar, aliás chega mesmo a ser irritante, porque se formos jantar ao mesmo restaurante comemos exactamente a mesma coisa pelo dobro ou mesmo triplo do valor, de qualquer forma aqui há um tempo apercebi-me de uma coisa.... além dos menus normais, alguns restaurantes têm o "Lady's set", ou seja um menu especial so para mulheres! Estão a ver... menu para crianças... menu para mulheres...
Apesar de nas ultimas décadas a situação ter melhorado bastante, a verdade é que ainda continua a haver diferenças na forma como a sociedade japonesa olha as mulheres e os homens. Nas empresas, por exemplo, é muito raro encontrar mulheres em lugares de gestão de topo e os ordenados das mulheres são normalmente mais baixos.
No caso do "Lady's set" até é uma discriminação positiva para as mulheres que comem o mesmo por um valor mais baixo ou pagam o mesmo mas têm direito a um menu mais completo, no entanto não deixa de ser discriminação. Aqui há um tempo, fomos almoçar 4 pessoas e éramos 3 mulheres e apenas 1 homem... senti-me um bocado mal porque pedimos exactamente a mesma coisa, pagamos exactamente a mesma coisa, mas nos as 3 tivemos direito a sobremesa...ele não!

Monday, February 25, 2008

Lavar as maos

Ora ca vem mais uma curiosidade do Japao. Uma das pequenas coisas que fazem o nosso dia a dia tao mais interessante. E por estas e por outras que este Pais fascinante encanta a todos que ca demandam em busca de aventura e variedade...ou nao.

Trata-se do simples acto de lavar as maos. Pois nas casas de banho desta terra abencoada geralmente nao ha toalhas, toalhetes, maquinas de secar, tissues e quejandos. Ora um individuo em acabando de tratar das suas necessidades fisiologicas depara-se com o desafio de lavar as maos. Dirige-se ao lavatorio, ensaboa-se abundantemente, passa por agua e tal, tudo tratado, e quando vai de enxaguar os apendices dianteiros depara-se com a ausencia de ferramenta secadora.

Ola? Sera que que se esqueceram de por papel na maquineta? Por falar nisso, onde esta a maquineta? Se calhar e algum sistema novo e a torneira tb deita ar para secar as maos? Enfim, muitas cogitacoes e buscas infrutiferas depois, eis que aparece um nativo com o mesmo predicado e...uma original solucao.

No momento de tratar do enxugame, saca de um lenco do bolso, e la vai disto. Pois e, aqui andam todos com um lencito, ou uma toalhita ridicula 20x5, propositadamente escolhida para o efeito. Como cada um anda com a sua nao ha necessidade de mais e pronto esta resolvido o problema. Quem e de fora que se arranje.

E pronto, la fica o gaijin a olhar com cara de parvo, limpa as maos aos fundilhos das calcas e segue para bingo. Sao loucos estes Romanos...

Thursday, February 21, 2008

Nomes

Parece que em Portugal, os meus amigos aperceberam-se de que chegaram aos 30 anos e, por isso, é preciso contribuir para o crescimento da população, assim, dedico este rabisco a todos os que foram pais há pouco tempo e aos que vão ser brevemente!
Os japoneses escrevem o nome em kanji, ou seja utilizam os caracteres chineses e, assim, escolhem os nomes para os filhos tendo em conta o som da palavra, mas também o significado de cada caractere/imagem e o resultado sao nomes tipo índio, por exemplo aqui no escritório há uma Kaneko, ou seja Criança com Dinheiro, um Mioshi que Gosta do Três, um Tanaka no Meio do Campo de Arroz...
Os nomes escritos em kanji têm um grande problema, é que como o mesmo som pode ser escrito com muitos kanjis diferentes, o resultado é que mesmo sabendo o nome da pessoa, ninguém pode ter certeza de como o nome se escreve! Ao mesmo tempo se alguém recebe uma lista de nomes para ler, também não o consegue fazer porque um kanji pode ler-se de várias maneiras, ou seja... um caos que ilustra bem a cultura dos japoneses!
Por este motivo, os novos casais têm sido imaginativos... assim, eu tenho um colega no escritório que deu a filha mais velha o nome Nina (em honra da Nina da serie 24) e decidiu que o nome não é escrito em kanji.
Outro exemplo engraçado, o Luís tem um colega com um filho chamado Mitsui (que quer dizer 3, 2, 1: mi=3, tsu=2, i=1) para ser mais fácil de decorar :). Agora imaginem estar num sitio qualquer e terem que chamar pelo vosso filho "3,2,1!! 3,2,1!! 3,2,1!!"

Wednesday, February 20, 2008

Sobrinhos!

Como estive em Lisboa é claro que visitei os meus sobrinhos! Ora vejam se não estão lindos!

Tuesday, February 19, 2008

Viagens de trabalho

Na passada semana, eu e o Luis fomos cada um para um lado do mundo diferente. Eu fui até Barcelona (e dei um salto a Lisboa no fim de semana), o Luis foi para Los Angeles. Cheguei hoje estoirada da viagem, a verdade é que não é fácil gerir o fuso horário de 8 horas!
Desta vez, não fui sózinha na viagem de trabalho, uma colega aqui do escritório acompanhou-me. Apesar de japonesa tem uma atitude bastante diferente, muito provavelmente por ter vivido algum tempo nos Estados Unidos, e normalmente costumo achar que ela é mais parecida comigo do que com os outros, mas agora que estivemos juntas num ambiente totalmente ocidental é que me apercebi de que muitas coisas que eu aqui no Japão considero normais e não ligo, afinal...
Por exemplo... Um hábito típico dos japoneses é correrem distâncias pequenas mesmo que não tenham pressa nenhuma, por exemplo se vão a andar na rua e de repente vêem uma loja de que gostam desatam a correr, ou seja uma vez que estive numa feira de comunicações móveis e que estávamos sempre a ver stands de empresas que nos interessavam eu ficava sempre para trás a rir-me!
Outro exemplo são as vénias, aqui passo o tempo todo a abanar a cabeça, faço-o naturalmente, sem pensar e não me parece nada estranho, mas ver os japoneses a cumprimentarem-se no meio dos ocidentais e eu a ter que fazer o mesmo teve muita graça!

Friday, February 8, 2008

Bicicleta...

Ora vejam o que fizeram a uma bicicleta mesmo aqui ao pe do meu escritorio! Como, normalmente, prendo a bicicleta com um cadeado a uma grade, acho que nao corro o risco de me acontecer a mesma coisa...mas nunca se sabe, qualquer dia tenho uma surpresa!


Tuesday, February 5, 2008

Fim de semana...

Este fim de semana foi assim...
Uma manta quente...
Bons filmes para ver...
Bons livros para ler...
...E la fora a nevar!

Normalmente tanto eu como o Luis gostamos de aproveitar o fim de semana para sair e ver coisas diferentes, no fundo para aproveitarmos o facto de estarmos no Japao, mas este fim de semana, com o frio e a neve no Domingo, realmente nao apeteceu fazer nada! No Domingo voltou a nevar, e desta vez a neve comecou mesmo a empilhar tornando tudo branco, por isso nao resistimos e fomos ate ao Parque Yoyogi, de facto estava lindo, mas estava tanto frio que rapidamente voltamos para casa! Aqui ficam algumas fotos!


Um japones a dancar no parque e a ser filmado ao mesmo tempo, coitado devia estar gelado!Lembram-se das fotos dos carros no parque de estacionamento aqui em casa? Vejam agora como estao!

Google