Thursday, January 31, 2008

Hashi: pauzinhos.

Como sabem os japoneses comem com pauzinhos. Dependendo dos restaurantes, e normal haver garfos e colheres, mas facas e mais comum nos restaurantes de comida internacional. A mim pessoalmente faz-me confusao comer uma salada so com o garfo, por isso quando nao ha as duas coisas ate preferiro os pauzinhos.
No Japao os pauzinhos da maioria dos restaurantes sao de madeira e vem para a mesa colados um ao outro, sao os "Waribashi", e depois de usados sao deitados fora... imagino que sejam reciclados, pelo menos assim espero, porque e inacreditavel a quantidade de arvores necessarias para manter este processo! Enfim, mas o que vos queria dizer e que para usar os pauzinhos naturalmente temos que os separar um do outro, o que nao e uma tarefa tao simples como possa parecer...ora vejam o video com as instrucoes!

Monday, January 28, 2008

Fim de semana gastronomico!

Este fim de semana nao fizemos nada que nao envolvesse comida :)
Particularmente giro foi o jantar no Bamboo Grassy que e um restaurante japones de comida teppan-yaki. Teppan quer dizer chapa, Yaki quer dizer grelhado, ou seja fomos a um restaurante de grelhados na chapa! Nos ficamos sentados numa mesa (e nao ao balcao) por isso nao assistimos a execucao do jantar, mas o que nos chegou a mesa, varios pratos (uns 10 talvez) em doses pequenas ao estilo menu degustacao, foi absolutamente delicioso. Se quiserem saber mais sobre este tipo de comida vejam aqui.

Friday, January 25, 2008

Livro de Lisboa em Japones!

Ha um tempo a tras quando um amigo portugues saiu daqui do Japao ofereceu-me um livro, daqueles tipo Turismo, sobre a cidade de Lisboa escrito em Japones. Hoje resolvi traze-lo para o escritorio.
Primeiro mostrei-o ao meu professor de Japones que ficou absolutamente encantado. Fez mil perguntas, nao parava de elogiar os edificios. No Japao, os edificios historicos sao todos em madeira, por isso de 20 em 20 anos tem que ser reconstruidos. Assim, o facto de termos edificios tao antigos em Lisboa deixou-o maravilhado.
Depois mostrei aos meus colegas de trabalho, e ouvi muitas muitas exclamacoes de surpresa e alegria! Parece que a nossa cidade agrada a todos os gostos... um dos meu colegas e apaixonado por pontes por isso vibrou com as nossas duas, outra adora castelos assim por ela mudava ja para o Castelo de S. Jorge, quando mostrei a uma a estacao de comboios do Rossio ficou pasma e disse que pagava mais caro o bilhete de comboio so para passar na estacao! Nao sei se estavam so a ser simpaticos, mas pareceram-me verdadeiramente encantados... senti-me contente e orgulhosa!
Enfim, a verdade e que Lisboa esta certamente nas cidades mais bonitas do mundo... acho que nao nos apercebemos nem damos o devido valor a isso!

Wednesday, January 23, 2008

Neve em Toquio!

Hoje, Toquio acordou a nevar! Eu sempre tive vontade de ter a experiencia de viver numa cidade onde nevasse, ate agora, salvo raras excepcoes como quando fui a serra da estrela com os meus pais ha muitos muitos anos, so quando fui especificamente esquiar e que tinha estado verdadeiramente na neve. Assim, estar numa cidade a nevar e uma novidade... ok lembro-me de ter estado em Londres em trabalho e ter apanhado uma tempestade de neve que atrasou a viagem por 6 horas, mas passei o dia inteiro dentro de um hotel por isso nao gozei nada... Bem, mas voltando ao Japao, pelos vistos este ano tive este desejo concretizado duas vezes, na passagem do ano em Takayama e hoje aqui em Toquio! Em Takayama ouvimos muitas vezes as pessoas queixarem-se da neve, que suja tudo, que e dificil de manter os passeios limpos, mas nos rimos e dissemos que tornava a cidade ainda mais bonita, ficavam todos contentes e agradeciam muito a nossa simpatia.
Hoje quando vim trabalhar, eu parecia uma crianca, vim de comboio e a pe, toda contente porque estava a nevar :)
Aqui fica uma foto dos carros no parque de estacionamento da nossa casa, tirada esta manha.

Tuesday, January 22, 2008

Mergulho em Koh Lanta!

Para alem de passarmos os dias na praia em Koh Lanta, resolvemos aproveitar para fazer 3 dias de mergulho e tirar mais uma certificacao, assim somos agora dois Advanced Open Water Divers :), pomposo, nao?
O fundo do mar e lindo de morrer e o momento alto foram as 5 mantas gigantes que vimos...absolutamente fantastico! Vejam as fotos!

Mantas...




Duas moreias...


O Luis...

Eu...

Eu e a Instrutora...

O nosso grupo...

Monday, January 21, 2008

Koh Lanta - Tailandia!

Chegamos ontem de 1 semana de praia em Koh Lanta na Tailandia... uma maravilha! Muito bom tempo, agua transparente e a 28 graus de onde nao apetece sair e, uma praia fantastica. A ilha em si e gira, pequena, cheia de restaurantes, bares e hoteis pequenos ao longo das praias, no entanto, apesar de ser epoca alta, nao havia confusao nenhuma e pudemos descansar imenso. Vejam algumas fotos!





Friday, January 11, 2008

Peixinho 'shquinho

Estava a limpar o mail e vi umas fotos antigas que nao posso deixar de postar aqui.
Pois neste Pais dos rodinhas que e o Japao ha restaurantes de tudo. Comer e alias, o desporto favorito do japa, qual Karate, qual Akido, nao ha nada que chegue a um peixinho, de preferencia com o rabo ainda a abanar no prato.
Ora, ha uns tempos fui jantar com um subk nosso e fomos a um restaurante de peixe aqui ao lado que tem uma modalidade especial, cabe a cada comensal pescar o seu jantar. Ora bem, o restaurante e em forma de barco com um grande tanque a volta, tipo viveiros da Ericeira, cheio de peixe, e cada mesa tem umas canas de pesca para os puxar para o prato.
E pronto, toca a engodar (o camarao cozido resulta melhor que o cru) e siga que se faz tarde. Quem quiser comer tem que fazer pela vida. Para provar que nao minto, qual Fernao Mendes, aqui vao umas fotos do feliz evento.



Mergulhar no Japao

Ora desta vez sou eu e nao a Luisa a escrever no blog.

Finalmente, quase ao fim de 3 anos la fui mergulhar no Japao. Como tudo nesta terra, nao deixou de ser um projecto. Fui com uma coleguinha da empresa que comecou a mergulhar ha pouco e agora nao quer outra coisa.
Em primeiro lugar ha que chegar ao "dive pointu", toca a acordar as 5h30 apanhar o comboio, trocar, fazer 90' ate encontrar os tipos da escola de mergulho na estacao e fazer mais 90' de carro ate ao IOP (Izu Oceanic Park) , pertinho, a menos de 200 km de Tokyo.
Agora, atentem Srs na mecanica da coisa, no processo. Em qualquer lado, um individuo telefona, marca, dirige-se ao centro de mergulho, recolhe o equipamento que necessita, mete-se no barco e la vai. Pois no Japao nao e assim. Antes de mais, o mergulho marca-se com uma loja de mergulho, eles servem de intermediarios e tratam de tudo com o centro de mergulho, mais o transporte e o que mais seja preciso.
Para alem disso, fornecem o guia. Como nos eramos 2 a mergulhar tivemos direito a 2 guias, 1 para cada 1 e mai nada. Importantissimo, uma vez que isto era um mergulho dificilimo, sem corrente, prof maxima 20m, visibilidade de 15m, enfim, as condicoes normalmente encontradas em qualquer banho de imersao.
Enfim, depois de muita preparacao, vestir equipamento e tudo mais (calhou-me um fato seco belissimo todo em laranja, azul e amarelo, assim ao estilo mariposa tropical) muito check, double check e triple check, la nos metemos na agua.
Os mergulhos em si foram giros, a visibilidade era realmente boa e havia imenso peixe (carapau, lula, moreias e uns peixes papagaio azuis enormes, coisa estranha). Mas o auge da coisa foi a arvore de natal e o marco do correio. Sim, nao e gralha, havia mesmo um pinheiro de natal la em baixo, onde toda a gente posa para...a bela da foto, afinal estamos no Japao.
E tb um marco do correio, vermelho como e da praxe, e onde se podem despachar cartas e postais e onde se para para uma...segunda foto.
Por falar em fotos, nunca fui tao fotografado na vida, em 90' (1+1) de mergulho fizeram-se umas 100 fotos e 10 filmes. Fiquei a saber que o laranja me faz o rabo grande. A ver se para a proxima arranjo um fato seco as riscas para ficar mais elegante.

Wednesday, January 9, 2008

Bater as palmas!

Durante os festejos de ano novo, os meus colegas ensinaram-me a bater as palmas "a japonesa". Parece que e muito importante para desejar boa sorte, que as pessoas consigam sincronizar o bater das palmas, assim, para garantir que eu nao ia falhar e estragar o comeco do ano, enviaram-me este video...


Monday, January 7, 2008

Bonenkai

Bonenkai, e o nome das festas de fim de ano das empresas. Eu tive o meu Bonenkai no ultimo dia de trabalho do ano (sexta-feira dia 28). Passamos o dia em arrumacoes na empresa, todos tivemos que limpar as nossas secretarias, deitar fora papeis e coisas desnecessarias e participar numa limpeza geral da empresa... sim, limpeza a serio... a mim coube-me a limpeza dos quadros brancos das salas de reunioes :)... tive sorte, alguns colegas tiveram que limpar o frigorifico... aproveitou-se ainda para fazer mudancas no layout do escritorio, pois vamos ter colegas novos a chegarem agora no inicio do ano, eu tive mais uma vez sorte e coube-me um lugar voltado para a janela!
Depois de todas as arrumacoes tivemos uma mini festa numa das salas de reunioes.

No fim da festa montaram uma consola Nintendo de jogos Wii (nao me perguntem detalhes porque nao percebo muito do assunto).... basicamente estivemos a jogar tenis, usando o comando da consola como se fosse uma raquete verdadeira, tipo realidade virtual! Foi muito giro e fiquei verdadeiramente cansada!

Thursday, January 3, 2008

Ano Novo em Takayama

Resolvemos aproveitar o facto de ser fim de semana grande e fomos até Takayama, uma cidade pequena na zona central do Japão que mantém o charme das antigas cidades japonesas. Quando chegámos começou a nevar, e nós cheios de vontade que nevasse mais e mais para vermos as casas e as ruas cobertas de neve... e foi isso mesmo que aconteceu... só no último dia é que o sol espreitou. A neve tornou a cidade ainda mais bonita. Takayama fica numa zona conhecida pelas águas termais e por isso, depois de passarmos os dias a passear pela cidade ao frio, acabamos os dias dentro do Onsen... um paraíso!





Google