Thursday, November 29, 2007

Historias do Japao faz 1 ano!

E verdade, faz hoje 1 ano que escrevo neste blog (e 1 ano e 15 dias desde que cheguei ao Japao!), quando comecei nao fazia ideia se ia ter muitos amigos a ler (achei que se calhar acabava por ficar um diario so para mim e que mais ninguem ia ligar!), tambem nao fazia ideia que ia ter tantas historias para contar nem por quanto tempo ia continuar a escrever.
Hoje, um ano depois, vejo que aventuras nao faltam para contar, alem disso fico muito contente por ver que nao sou a unica a ler o que escrevo, acho que ate presto mais atencao aos pormenores extravagantes da vida dos japoneses para depois vos poder descrever.
Assim o meu MUITO OBRIGADO a todos os que me tem incentivado a continuar a descrever a minha/nossa experiencia aqui! Obrigada pelos comentarios, e-mails, ideias e palmadinhas nas costas!

Tuesday, November 27, 2007

Tetris Humano

Do que os japoneses se lembram!

Monday, November 26, 2007

Amor em japones!

Uma vez que sexta-feira foi feriado, este fim de semana foi comprido. Desta vez celebrou-se o dia do agradecimento ao trabalho, o equivalente ao dia do trabalhador em Portugal, mas em vez de se celebrar a luta pelos direitos dos trabalhadores, agradece-se a oportunidade termos um emprego... perspectivas diferentes... feriado na mesma!

Desta vez ficamos por Toquio, mas apesar de ter estado muito bom tempo, resolvemos nao andar a correr a cidade como turistas! Acho que precisavamos os dois de descansar sem ter horas para nada. Mas mesmo assim, acabamos por fazer alguns programas originais como este...

Na sexta-feira tivemos uma noite bem divertida, jantamos com um amigo portugues e um casal de japoneses. Ele sabia falar bem ingles e ate diz algumas coisas em portugues, ela nem por isso, mas entre o ingles e o japones la nos entendemos todos. No final da noite, ja a japonesa tinha bebido um copo a mais, perguntou-me porque e que eu me tinha casado com o Luis...fiquei um bocado surpresa com a pergunta, mas la lhe expliquei que gostavamos muito um do outro, que alem disso nos davamos muito bem e queriamos estar juntos, e resolvi devolver a pergunta e perguntar-lhe porque ela estava com o namorado...depois de muito corar.... muita gargalhadinha.... eu sempre a insistir.... resposta dela (traduzida por ele): "Porque ele me da a oportunidade de conhecer pessoas estrangeiras, coisa que ate agora eu nunca tinha tido!"
Fiquei de boca aberta. E ele ainda acrescentou "e tudo".
Eu ri-me disse que nao acreditava que fosse so por causa disso...disfarcei o choque e pronto!

Thursday, November 22, 2007

Frio frio frio!

Comecou a epoca do frio, estive fora apenas uma semana mas noto uma diferenca muito muito grande, tornou-se impossivel sair a rua sem luvas e proteccao para o pescoco, para alem de um casaco de inverno bem quente.
Confesso que sair de casa de manha cedo de bicicleta, e sentir o vento frio na cara nao e a coisa mais agradavel do mundo... e verdade que fazemos exercicio, e que o que custa mais sao os primeiros 5 minutos... mas mesmo assim.... que saudades do meu querido Polo azul... tinha tecto e aquecimento!

Tuesday, November 20, 2007

Omiagi...

Regressei ontem a Toquio. A viagem passou a correr e os dias em Lisboa entao nem se fala! Quando dei por mim ja estava outra vez dentro do aviao. Escusado sera dizer que estou novamente com os sonos trocados, mas enfim...
No Japao e obrigatorio trazer uma lembranca, um Omiagi, sempre que se vai a algum lado, obviamente que isto se aplica quando se viagem para fora do Japao, mas ca dentro e a mesma coisa... por exemplo fazendo um paralelo com Portugal, imaginem que vao passar o fim de semana ao algarve, seria obrigatorio trazer uns dons rodrigos para os colegas. Eu como sou estrangeira borrifo-me um bocado neste costume, especialmente quando vou a algum lado no Japao, mas desta vez trouxe na mala uma lembranca especial: pasteis de nata miniaturas!
Confesso que me custou nao os comer eu propria, quando a minha mae os trouxe ainda estavam quentes e vinham com a massa bem bem estaladica... mas achei que era por uma boa causa e nao se pode ser egoista! O resultado foram expressoes de delicia... gritinhos pelas mulheres e ohhhhhhhhhhhhs pelos homens, todos radiantes, parecia que nunca tinham comido nada tao bom!

Friday, November 16, 2007

Viagem de negócios!

A minha primeira viagem de negócios (que nome tão pomposo) na jig trouxe-me até Londres, Madrid e por fim Lisboa. Os primeiros dias em Londres foram para morrer devido ao jetlag, andei sempre a correr e com a cabeça meio azambuada, quando cheguei a Madrid consegui finalmente regularizar o sono e tive a sensação de estar quase quase quase em casa... e agora aqui estou, de novo em Lisboa para uma visita de 3 dias. Com o trabalho não tenho tempo para lazer e vou andar sempre a correr... mas pelo menos acho que vou conseguir aproveitar o Sábado por cá e matar as saudades da família!

Tuesday, November 13, 2007

Maduro

Escrevo-vos de Londres, onde vim numa viagem relampago de trabalho, assim, uma vez que sai de Toquio no Domingo de manha, este fim de semana foi muito curto. De qualquer forma, na sexta-feira fomos jantar fora com os amigos italianos e acabamos num bar girissimo no Hotel Grand Hyatt em roppongi que se chama Maduro. O bar tem musica ao vivo e a decoracao e mesmo muito gira. Aqui ficam duas fotos!

Wednesday, November 7, 2007

Origami

Apesar de ter começado a trabalhar, mantenho as aulas de japonês, duas vezes por semana. Até a semana passada tinha aulas ao final do dia 2f e 4f das 19h as 21h, escusado será dizer que nesses dias chegava a casa com a cabeça feita em água, por isso esta semana comecei a ter aulas demanha, das 8h30 as 10h30, assim com a cabeça fresca tenho aprendido muito mais.

Bem, o meu professor aproveita para mostrar os costumes japoneses durante os 10 minutos de intervalo que fazemos todas as aulas...desta vez mostrou-me a arte japonesa de dobrar papel, o origami. Vejam aqui o resultado!

Monday, November 5, 2007

Cozinhar Sushi!

Ontem resolvemos experimentar fazer sushi em casa! Ja ha algum tempo que andavamos com esta ideia e por isso fomos comprando os utensilios necessarios, assim ontem finalizamos essa tarefa, fomos ao supermercado comprar os ingredientes e la comecamos.
Fizemos essencialmente makis, que sao os rolos de arroz reacheados. O recheio pode levar mil coisas diferentes, os nossos foram de atum, salmao, alface e pepino. Tivemos um pequeno problema com o arroz e por isso tevemos que o fazer duas vezes... mas no final tivemos um optimo resultado! Vejam as fotos!

Friday, November 2, 2007

Enviar um FAX

Hoje precisei de enviar um fax... pedi a ajuda e la fui eu tentar aprender... o processo em si e simples, sao 3 ou 4 botoes de facil memorizacao, foi mais dificil descobrir que numero digitar, e que para alem do codigo internacional + numero de telefone, e preciso colocar um codigo com 5 numeros. Enfim, ultrapassado este pequeno problema o fax la foi enviado. Passados uns minutos vem ter comigo a pessoa que enviou o fax, todo contente, a dizer que o resultado era OK. Resposta minha... ai que bom, onde esta o relatorio do envio?
Coleguinha: como o resultado foi OK a maquina nao imprime relatorio...
Eu: ah, mas eu preciso do relatorio, porque se houver algum problema tenho que conseguir provar que enviei o fax...
C: nao, nao e possivel
Eu: tem que ser possivel
C: nao...
Eu: sim...
C: nao...
Eu: sim...
Enfim, como a conversa nao ia a lado nenhum la fomos buscar outra pessoa... e mais outra... e mais outra... as tantas eramos 7 pessoas em frente ao fax, mas por fim la conseguimos imprimir o dito relatorio!

Thursday, November 1, 2007

Máquina de pagamento nos restaurantes

Hoje fui almoçar com os meus colegas a um restaurante indiano. Chegámos ao restaurante e logo na entrada está uma máquina grande, tipo as máquinas de bebidas na rua, mas em vez de bebidas tem o menú. Ou seja, apesar do restaurante ter empregados, em vez de ser uma pessoa a anotar o pedido e a receber o pagamento é a máquina que faz isso. E assim foi, cada um escolheu o que queria, pagou e recebeu um talão, depois escolhemos uma mesa, sentamo-nos e só nessa altura vem um empregado ter connosco para receber os talões com os pedidos. O sistema é bastante eficaz, evita erros nas contas e a inevitável espera para que o empregado traga a conta, para além disso ainda evita os roubos por parte de empregados menos honestos.

Google